Câmara deverá apreciar, antes do recesso parlamentar, projetos enviados pelo Executivo
Câmara deverá apreciar, antes do recesso parlamentar, projetos enviados pelo Executivo


Das sete matérias a serem votadas pelos vereadores, quatro estão diretamente relacionadas ao funcionalismo público
O prefeito Sandro Mabel (União Brasil) enviou à Câmara de Goiânia, nesta quinta-feira (3), sete projetos de lei para serem votados pela Casa. Quatro das matérias são de interesse específico dos servidores públicos do Município:
– auxílio-alimentação para servidores da Secretaria Municipal de Saúde, contemplando mais de 2 mil plantonistas;
– bônus de R$ 850 para 6 mil servidores administrativos da Educação;
– data-base dos servidores efetivos;
– piso salarial dos professores.
O encaminhamento dos projetos à Câmara ocorreu após reunião de Mabel com 27 vereadores no Paço Municipal. De acordo com o líder do prefeito na Câmara, vereador Igor Franco (MDB), as matérias deverão ser votadas ainda neste semestre, antes do recesso legislativo.
Sobre o auxílio-alimentação para os plantonistas da Saúde, o valor já seria pago em agosto, com percentuais de 10 e de 15% dos vencimentos para aqueles que trabalham 20 e 30 horas, respectivamente. Já o bônus de R$ 850 para os servidores da Educação seria pago em parcela única, neste mês de julho, como forma de compensar a ausência do auxílio-locomoção no período de férias escolares.
Os outros dois projetos de interesse do funcionalismo público a serem apreciados pela Câmara referem-se à data-base – que será concedida no percentual de 4,83%, a partir de 1º de setembro – e ao piso dos professores – que será de 3% em julho e mais 3,27% em setembro. O líder do prefeito na Casa garantiu que as discussões de maior urgência já deverão ocorrer nas próximas semanas, ainda que o período coincida com o recesso parlamentar.
“Esses, de maior interesse, que precisam ser aprovados agora em julho, requerem apreciação em caráter de urgência”, destacou Igor Franco. “Os demais deverão tramitar de forma normal, sem pressa, analisando as matérias conforme a necessidade de cada Comissão Temática”, acrescentou.
Atendimento aos vereadores
O encontro entre o prefeito e os vereadores – todos da base aliada – teve como uma das principais pautas o atendimento dos auxiliares do governo aos parlamentares. “O prefeito Sandro Mabel já orientou seus secretários no sentido de que mensagens enviadas por vereadores devem ser respondidas, assim como ligações telefônicas devem ser retornadas no mesmo dia”, explicou o líder do prefeito na Câmara. “Outra recomendação diz respeito às reuniões solicitadas: a agenda deve ser marcada no máximo em até três dias. Se for caso urgente e o parlamentar tiver necessidade de se deslocar até alguma das Secretarias, o secretário da pasta deverá parar e atendê-lo com prioridade”, completou Igor Franco.
Por: Patrícia Drummond
Foto : Arquivo
Reprodução : Top News Trindade