Plenário aprova substituição de postes de madeira por outros mais resistentes
Noticias da Câmara de Goiânia




Projeto prevê instalação de postes de concreto ou de metal para modernização da infraestrutura urbana e para redução de riscos de acidentes. Substituição deverá ocorrer no prazo de 180 dias
O Plenário da Câmara de Goiânia aprovou, em segunda votação, nesta terça-feira (16), projeto de lei (PL 42/2025) que proíbe o uso de postes de madeira para sustentação de cabos de energia elétrica e de telecomunicações. De autoria da vereadora Daniela da Gilka (PRTB), a matéria segue para sanção ou veto do prefeito Sandro Mabel (União Brasil).
O texto prevê que empresas e instituições responsáveis pela instalação e pela manutenção dos postes deverão substituir os de madeira por outros feitos com material mais resistente, como concreto ou metal, de forma a proporcionar mais segurança e durabilidade. A proposta estabelece o prazo máximo de 180 dias para a troca.
“A utilização de postes de madeira apresenta diversas limitações, incluindo vulnerabilidade a cupins; degradação com o tempo; e menor resistência a eventos climáticos adversos, como tempestades e ventanias. A substituição por postes de concreto ou de metal, além de oferecer maior durabilidade, contribui para redução dos custos de manutenção e de reposição, garantindo solução mais eficiente a longo prazo”, afirmou a parlamentar.
Por: Quezia de Alcântara
Foto: Millena Cristina
Reprodução : Top News Goiás






