Carnaval: PMDF vai reforçar segurança com drones e reconhecimento facial
Polícia Militar também vai colocar uma sala itinerante na rua para atender mulheres que sofreram violência de gênero




O esquema de segurança para o carnaval de 2026 em Brasília contará com três novidades para reforçar o monitoramento nas ruas. Além de drones e equipamento de reconhecimento facial que vão ajudar a encontrar foragidos da Justiça, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) vai colocar uma sala itinerante nas ruas especificamente para acolher mulheres que tenham sofrido violência de gênero. As novidades foram anunciadas pela comandante-geral, coronel Ana Paula Habka.
Além das novidades, o efetivo será ampliado com estratégias de policiamento ostensivo e atuação integrada nos principais blocos de carnaval. Um total de 15 drones estarão nas ruas para ajudar neste trabalho. “O esquema é focado na proteção, prevenção e resposta rápida”, explicou a comandante-geral. “Os drones têm câmera termal e conseguem ser utilizados tanto de dia quanto à noite para ajudar a mapear o que está acontecendo nos blocos em tempo real”, informou.
A Sala Lilás itinerante vai ter uma equipe preparada para atender mulheres que tenham sofrido violência de gênero. “A mulher vai ter oportunidade, caso se sinta vulnerável, de ser encaminhada a essa sala. É só pedir para qualquer policial militar”, detalhou Ana Paula Habka.
Reprodução: Top news goiás




