CCJ aprova espaço para autistas em estádios e arenas
Objetivo é criar local mais silencioso e com poucas pessoas para que pessoas com TEA possam assistir os jogos em segurança




A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou nesta quarta-feira,7, matéria que dispõe sobre a destinação de espaços reservados e adaptados para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em estádios e arenas esportivas com capacidade igual ou superior a 5 mil pessoas em Goiânia.
Conforme a proposta, a adaptação dos espaços destinados as pessoas com TEA, instituída por esta Lei, deve ser operacionalizada por meio da disponibilização de sala sensorial para promover a organização do próprio corpo e do ambiente.
Também propõe que cada beneficiário tenha direito de ser acompanhado no espaço adaptado por até três pessoas, sendo uma destas, necessariamente, com a gratuidade.
A justificativa é que problemas do TEA com a hipersensibilidade sensorial dificultam que os mesmos assistam às partidas de futebol, por exemplo e observa-se que é importante que os estádios e arenas esportivas criem um ambiente controlado, mais silencioso e com menos pessoas, em que a pessoa com TEA se sinta segura para a realidade, durante o período do jogo”.