Acontece TrindadeArte e CinemaCidadesDestaqueEconomiaEducaçãoEsporteEsportesGoiâniaInternacionalJustiçaMeio AmbienteNotíciasPoliciaPolíticaRedes Sociais.SaúdeSem categoriaTecnologiaTrindade

Anistia, o grito que pautou a esquerda e a direita no 7/9

O grito de independência, que ecoou há 203 anos, foi substituído pelo da “anistia” em 2025.

Esquerda e Direita no 7 de setembro
Esquerda e Direita no 7 de setembro

Em meio ao julgamento histórico no STF contra Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado, o 7 de Setembro deixou de ser apenas uma data comemorativa para se consolidar como termômetro da polarização brasileira — com direito a manifestações de esquerda e direita em mais de 20 capitais do país.

Esquerda defendeu soberania e a prisão de Bolsonaro
Em São Paulo, movimentos sociais, sindicatos e partidos de esquerda reuniram, segundo o Cebrap, cerca de 9 mil pessoas na Praça da República, sob a bandeira da defesa da soberania nacional e contra a anistia para Bolsonaro.

O ato ecoou o discurso de Lula veiculado no dia anterior em rede nacional, quando o presidente disse que o Brasil “não será colônia de ninguém” e acusou adversários de “traição à pátria” diante das pressões americanas.

Na Esplanada, o desfile oficial também teve protestos. Parte do público gritou “sem anistia” quando o presidente da Câmara, Hugo Motta, chegou à tribuna.

esquerda_800x600
esquerda_800x600

Direita defendeu anistia e Bolsonaro em 2026
Do outro lado do espectro político, líderes de direita e apoiadores de Bolsonaro saíram às ruas pelas principais capitais do país. O destaque ficou com SP, que reuniu, de acordo com o Cebrap, 42 mil pessoas em ato convocado por líderes religiosos e parlamentares.
Ao lado de Zema, Malafaia e Michelle Bolsonaro, o governador Tarcísio de Freitas pediu anistia ampla e defendeu a candidatura de Bolsonaro em 2026.

O governador ainda pediu que Hugo Motta paute a anistia e afirmou que o julgamento no STF é “sobre um crime que não existiu”, ao fazer fortes críticas a Moraes.

“Ninguém aguenta mais a tirania de um ministro como Moraes. Ninguém aguenta mais o que está acontecendo nesse país”.

direita_800x533
direita_800x533

Zoom out: O feriado foi mais uma amostra da divisão do povo brasileiro às vésperas de um julgamento que pode mudar a história política do país.
Por : Zap News
Fotos :Gabriel Silva
Reprodução : Top News Goiás

Siga-nos e curta-nos:

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
error

Gostou deste blog? Por favor, espalhe a palavra :)