Donald Trump é eleito presidente dos USA
Extrema direita vence com margem a eleição Americana
O bilionário republicano Donald Trump, de 78 anos, é o novo presidente eleito dos Estados Unidos, segundo projeção da emissora conservadora Fox News.
A rede diz que o magnata garantiu pelo menos 277 votos no colégio eleitoral, sete a mais que os 270 necessários, e será o primeiro governante a exercer dois mandatos presidenciais no país desde o democrata Grover Cleveland, no fim do século 19.
Além disso, será o presidente mais velho a tomar posse na Casa Branca e o primeiro com uma condenação criminal – Trump foi considerado culpado de falsificar registros financeiros para encobrir um suborno à ex-atriz pornô Stormy Daniels. .
Trump faz discurso declarando vitória: ‘Fizemos história’
Donald Trump subiu ao palco nesta quarta-feira (06/11) e fez um discurso declarando vitória após projeções demonstrarem sua dianteira em Estados decisivos.
Com 9 Estados com contagem de votos ainda indefinida, Trump aparecia no momento do discurso com 266 delegados assegurados no colégio eleitoral, dos 270 necessários para ser eleito. A sua adversária, a democrata Kamala Harris, aparecia com 194 delegados assegurados.
Ao lado de seu vice, JD Vance, ele afirmou que vai inaugurar uma “era de ouro” nos Estados Unidos. “Vamos ajudar nosso país a se curar. Vamos consertar nossas fronteiras, consertar tudo no nosso país. Fizemos história, superamos obstáculos. É uma vitória política que nosso país nunca viu antes.”
O republicano afirmou que “temos um país que precisa de ajuda” e que vai “consertar a fronteira dos EUA”.
Em referência à conquista da maioria de assentos no Senado e na Câmara pelo Partido Republicano, Trump disse: “América nos deu um mandato poderoso e sem precedentes.”
O resultado mostra a força eleitoral da extrema-direita em amplas regiões do país,. Trump melhorou seu desempenho em relação a 2020, tanto em áreas rurais quanto em centros urbanos.
Trump chegou ao Dia da Eleição com uma chance de 50-50 de retomar a Casa Branca, uma reviravolta notável desde 6 de janeiro de 2021, quando muitos analistas declararam o fim de sua carreira política. Naquele dia, uma multidão de seus apoiadores invadiu violentamente o Congresso em uma tentativa de reverter os resultados da eleição de 2020.
Segundo pesquisas de boca de urna da Edison, Trump conquistou mais apoio entre hispânicos, tradicionalmente eleitores democratas, e entre famílias de baixa renda que sentiram fortemente o impacto da alta dos preços desde a última eleição presidencial em 2020.
REAÇÕES MUNDIAIS – O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, foi um dos primeiros líderes a parabenizar Donald Trump por sua vitória na eleição presidencial dos EUA. Bukele escreveu no X (antigo Twitter): “Parabéns ao Presidente Eleito dos Estados Unidos da América… [Donald Trump]”.
O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, expressou otimismo em relação à vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos EUA. Em uma publicação nas redes sociais, Orbán afirmou: “A caminho de uma grande vitória”. Essa declaração foi feita após projeções de veículos como Decision Desk HQ e The Hill indicarem Trump como vencedor.
Fontes: diversas
Fotos: net.com
Reprodução: Top News Goiás