Acontece TrindadeCidadesDestaqueEconomiaGoiâniaInternacionalJustiçaMeio AmbienteNotíciasPoliciaPolíticaSaúdeSem categoriaTrindade

Casos de metanol afetam cinco estados e o DF

Balanço do Ministério da Saúde afirma que intoxicações pela substância são 11 e somente uma morte está confirmada

destilado_800x515
destilado_800x515

Bebidas fermentadas, como vinhos e cervejas, são mais difíceis de falsificar com aplicação de metanol por serem pouco viáveis economicamente – (crédito: Valter Campanato/Agência Brasil)

A crise sanitária pela contaminação de bebida por metanol alcançou, ontem, cinco estados — São Paulo, Pernambuco, Bahia, Paraná e Mato Grosso do Sul — mais o Distrito Federal. Balanço divulgado pelo Ministério da Saúde mostra que, ao todo, foram registrados 128 casos, sendo que, desses, 11 estão confirmados.

Ainda de acordo com a pasta, há somente uma confirmação de morte causada pela ingestão de bebida adulterada, na capital paulista. As demais continuam sob investigação: são oito em São Paulo, uma em Pernambuco, uma na Bahia e uma no Mato Grosso do Sul.

Por conta do avanço no registro de casos, a Polícia Federal (PF), em conjunto com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), deflagrou ontem a Operação Cessatio, uma ação de fiscalização em indústrias de bebidas nos estados de São Paulo (na região de Campinas), Santa Catarina (em Chapecó e Joinville) e Minas Gerais (em Poços de Caldas) — os dois últimos estados não têm registros de intoxicação por metanol. Na operação, equipes recolheram amostras dos produtos fabricados e armazenados para análise, a fim de verificar a presença de substâncias proibidas ou falhas na produção. Os fiscais também avaliaram a rastreabilidade dos lotes e a responsabilidade das empresas.

Rastreamento
Segundo Siddhartha Giese, analista químico do Conselho Federal da Química (CFQ), é possível realizar análises laboratoriais para identificar a origem do metanol presente em bebidas apreendidas, “mas essa determinação não é simples”. Ele explica que a substância é quimicamente idêntica, independentemente da sua origem, mas traços de impurezas e assinaturas no processo de fabricação podem fornecer pistas de quem a produziu ou sua origem.

Por Fernanda Strickland e Iago Mac Cord*
Correio Brasiliense
Reprodução : Top News Goiás

 

Siga-nos e curta-nos:

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
error

Gostou deste blog? Por favor, espalhe a palavra :)