Após rusgas durante campanha, Daniel Vilela e Gustavo Mendanha ensaiam reaproximação política
Articulação pode trazer de volta o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia para o MDB; nas redes sociais, encontro gerou polêmica entre seguidores de Mendanha e teve aprovação de boa parte de seguidores do vice-governador
A primeira agenda de Daniel Vilela como governador em exercício, no final da tarde de quarta-feira (3/5), foi um encontro com Gustavo Mendanha, ex-prefeito de Aparecida de Goiânia. Eles estavam afastados politicamente desde setembro de 2021, quando Mendanha deixou o MDB, partido que Daniel preside em Goiás, para disputar o governo em chapa adversária à do governador Ronaldo Caiado.
Realizada no gabinete da Vice-Governadoria, no 4º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, a reunião ocorreu foi acompanhada por aliados de ambos os políticos, como os ex-deputados Pedro Chaves e Leandro Vilela. Ao final, quando posaram para fotos, confirmaram a reaproximação política.
“Nos últimos dias venho conversando com o Daniel Vilela e hoje nos encontramos. Estamos retomando nossa amizade antiga após um tempo dedicado a projetos opostos”, comentou Mendanha em uma mensagem publicada em suas redes sociais, com fotografia dos dois durante o encontro.
“Neste momento o que existe é a reconstrução do laço, as questões políticas serão definidas no momento oportuno, e eu conto pra vocês”, acrescentou.
Aos presentes na reunião de quarta-feira, o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia teria afirmado que seu retorno ao MDB está com “o caminho pavimentado”. Daniel Vilela é presidente estadual do MDB e aceitou convite para ser candidato a vice-governador na chapa à reeleição de Caiado, no ano passado, movimento que desagradou Mendanha, que deixou o partido e filiou-se ao Patriota.
Reaproximação divide seguidores de ex-prefeito
A postagem de Mendanha com foto do encontro, publicada no Instagram, dividiu os seguidores, com mais de 500 comentários favoráveis e desaprovações.
“Gustavo, eu não sei se fico feliz ou se fico triste”, comentou um seguidor do político.
“Isso se chama maturidade política. Tem meu respeito e admiração”, opinou outro.
“Fico feliz com a amizade… mas me decepciono com a aproximação política! Votei em você como oposição ao atual governo e fico triste em te ver próximo à turma!”, criticou outro.
Em postagem semelhante de Daniel Vilela na mesma rede social, os seguidores majoritariamente aprovaram a reaproximação dos dois.
“Tenho certeza que os saudosos Maguito Vilela e Léo Mendanha [pai de Gustavo] estão nesse momento em paz. A luta política muitas vezes nos coloca em situações adversas mas a amizade e a força dessa união são muito importantes para Goiás”, escreveu o vereador William Panda (PSB), de Aparecida de Goiânia.
Em ambos os posts, políticos de Aparecida de Goiânia e outros municípios declararam apoio à reaproximação. Antes de se eleger prefeito de Aparecida de Goiânia, Mendanha foi vice-prefeito de Maguito Vilela, pai de Daniel.
Por ter sido reeleito em 2020 à prefeitura de Aparecida de Goiânia, Mendanha está impossibilitado de concorrer a um terceiro mandato de prefeito em 2024, mas ele não descarta fazer uma consulta à Justiça Eleitoral sobre essa possibilidade.