Em Aparecida, corrida de rua conscientiza sobre importância de hábitos saudáveis
‘Correndo Pela Vida’ reuniu cerca de 1,5 mil pessoas em provas de cinco e dez quilômetros na manhã deste domingo, 26
Na manhã desde domingo, 26, milhares de atletas amadores participaram do ‘Aparecida Correndo Pela Vida’. A corrida de rua, que integra o calendário de eventos da administração municipal, levou às ruas da cidade uma mensagem de conscientização sobre a importância de hábitos saudáveis e os cuidados com a saúde mental. Ao todo, cerca de 1,5 mil pessoas participaram do evento.
Logo nas primeiras horas da manhã, corredores de diferentes faixas etárias e categorias chegavam à praça da Cidade Administrativa Maguito Vilela, local da largada e chegada da corrida, para se desafiar nos cinco ou dez quilômetros da prova.
Secretários municipais , vereadores e o deputado estadual Veter Martins prestigiram evento (Foto: Brunno Moreira)
O prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, pontuou a importância do esporte e enfatizou que a corrida, realizada no final do ano, é um momento de celebração, sobretudo, da saúde.
“Este é um evento que promove o esporte em nossa cidade. Neste momento, estamos incentivando as pessoas a praticar esporte para que elas tenham melhor qualidade de vida. Hoje, também estamos realizando uma grande confraternização tendo em vista que o mês de dezembro, que se aproxima, é o mês das confraternizações de fim de ano. Essa corrida, neste ano, também destaca que precisamos ficar atentos aos cuidados com a saúde mental. Precisamos combater o stress e também a depressão que tem prejudicado a saúde de milhares de pessoas”, explicou Vilmar.
Corredores percorreram a Região Central de Aparecida de Goiânia em provar de 5 e 10 quilômetros (Foto: Claudivino Antunes)
Célio Rubens, que é publicitário, correu os dez quilômetros. Antes da prova, ela enalteceu os benefícios alcançados com a prática de atividades físicas. “O esporte é fundamental para nossas vidas. Acredito que o esporte traz motivação e força para enfrentarmos as batalhas do dia a dia. O esporte traz tranquilidade, gosta de jogar futebol para manter a saúde bem e ter mais tranquilidade espiritual”.
João Paulo Gomes, que venceu os cinco quilômetros, superou a depressão praticando corrida de rua (Foto: Brunno Moreira)
“A corrida foi boa, foi forte e teve um percurso bom. Quero passar para as pessoas que corrida é saúde, corrida é longevidade e cura depressão. Graças à corrida, agora, estou 100% curado e agradeço a Deus pela vida que tenho”, enfatizou o corredor. “Foi puxada, mas a minha treinadora sempre me disse para sofrer no treino e ter mais facilidade na corrida”, completou sobre a preparação.O esporte salva vidas
Na terceira participação no ‘Aparecida Correndo Pela Vida’, o açougueiro Marcos Vinícius, que mora em Goiânia venceu os dez quilômetros. Ainda ofegante após completar o percurso ela falou sobre a experiência. “Foi uma corrida com um clima quente, já conhecia o percurso e estou muito feliz com o resultado. Era o que eu esperava”, contou.
O corredor enalteceu também os benefícios dos hábitos saudáveis. “O esporte salva vidas. Já vi muitas pessoas perdidas nas drogas e, principalmente, na bebida que começaram a praticar esporte e conseguiram se livrar dos vícios. O esporte ajuda muito”, lembrou.Marcos Vinícius foi o vencedor dos 10 quiômetros entre os homens (Foto: Reprodução Canal da Cidadania)
Gabriela Mota, que mora na cidade de Anápolis, venceu os cinco quilômetros entre as mulheres. Ela elogiou a organização do ‘Aparecida Correndo Pela Vida’. “Uma corrida muito bem-feita, gostei muito de participar e para o atleta que corre isso é muito bom. Só tenho a agradecer porque voltei a treinar há um ano e já estou competindo e representando minha equipe”. Segundo ela, a atividade física também contribui com melhora na sua qualidade de vida. “Meu bairro não tem opções de lazer, encontrei na corrida uma maneira de ficar longe de coisas ruins. O esporte é um divisor de águas na vida das pessoas e o atletismo muda nossas vidas de forma positiva”, revelou a vencedora dos cinco quilômetros.
Gabriela Mota , que mora em Anápolis, venceu os 5 quilômetros entre as mulheres (Foto: Brunno Moreira)
Venceu a obesidade
Gustavo Mendanha, que é ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, venceu a obesidade quando decidiu praticar atividades físicas regulares. Ele participou da corrida ao lado da ex-primeira-dama e secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha, e também enalteceu o esporte.
Ex-prefeito Gustavo Mendanha incentiva a prática de atividades físicas após vencer a obesidade (Foto: Brunno Moreira)
“Uma iniciativa da prefeitura que sempre traz uma temática importante. Fico feliz ao ver centenas de pessoas correndo e o mais importante é cuidar do corpo e cuidar também da mente. Eu tive problema com obesidade e mudei minha alimentação e há quatro anos faço atividade física praticamente todos os dias. Quero incentivar as pessoas para que elas também possam melhorar a qualidade de vida”.Esporte democrático
O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado estadual Bruno Peixoto, participou da corrida e, segundo ele, a corrida de rua é a modalidade que todos podem praticar. “Tenho dito sempre que a corrida de rua é um dos esportes mais democráticos do mundo, basta pegar um tênis e sair correndo. Investir no esporte significa prevenção. Cada real investido em corridas de rua e no esporte representa redução significativa nos gastos com tratamentos de saúde”.
Presidente da Alego, Bruno Peixoto; prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano; e o deputado estadual Cairo Salim participaram do evento (Foto: Brunno Moreira)
Inclusão
Além das tradicionais provas de cinco e dez quilômetros, o ‘Aparecida Correndo Pela Vida’ também contou com percursos inclusivos. Deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida também participaram do evento. Foram entregues ainda premiações por faixa etária.
Pedal
Nesta edição do ‘Aparecida Correndo pela Vida’ também foi realizado um passeio ciclístico. Os ciclistas percorreram a Região Central da cidade com objetivo de incenticar a prática de atividades físicas.
Por Rodrigo Augusto
reproduçao Top News Goiás