Goiás deve ter sete pré-candidatos ao governo do estado
O primeiro turno da eleição está marcado para o dia 2 de outubro. A Justiça Eleitoral determina que o período para os partidos realizarem convenções e decidirem seus candidatos vai de 20 de julho a 5 de agosto. O pedido de registro da candidatura deve ser feito até 15 de agosto.
Confira a lista de quem, até aqui, é pré-candidato (em ordem alfabética):
Edigar Diniz (Novo)
Edigar Diniz é empresário na área de tecnologia da informação e conselheiro de uma associação que desenvolve ações sociais no estado. É formado em ciências da computação e pós-graduado em docência universitária.
Gustavo Mendanha (Patriota)
Gustavo Mendanha é ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, tendo administrado a cidade entre janeiro de 2017 e março de 2022. Formado em educação física, já foi eleito vereador duas vezes e ocupou o cargo de presidente da Câmara Municipal da cidade. Ele já foi secretário Municipal de Esportes.
Helga Martins (PCB)
Helga Martins é professora na Universidade Federal de Jataí e doutora em direito pela UNB. Desenvolve trabalhos políticos juto ao movimento de mulheres, sindical e da juventude. Ela também é diretora da Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior e atua em projetos de assessoria jurídica para mulheres em situação de vulnerabilidade social e cursinho preparatório para vestibular para pessoas carentes.
Ronaldo Caiado (UB)
Ronaldo Caiado é o atual governador do estado e tenta a reeleição. É formado em medicina, com especialização em ortopedia. Já foi senador e deputado federal por cinco mandatos. Nascido em Anápolis, Caiado também já disputou eleição para presidente da República em 1989.
Marconi Perillo .Já foi governador por 4 mandatos e tem apoio em varios seguimentos da industria,comercio e Agro Negocio.Ainda não defeniu ao certo se conconrre ao Senado Federal ou ao Governo.
Wolmir Amado (PT)
Wolmir Amado foi reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) por 19 anos. É mestre em história e tem doutorado e pós-doutorado em ciências da religião. É nascido em Paim Filho (RS), mas vive em Goiás há 40 anos. Já recebeu os títulos de cidadão goiano e goianiense.