Gustavo Mendanha (MDB) poderá ser candidato ao Senado ao lado de Gracinha Caiado (UB) em uma chapa, onde, o vice de Daniel Vilela (MDB) poderá ser do União Brasil
Politica Goiana




Nos bastidores a campanha de 2026, está a todo vapor e as peças começam a serem colocadas no tabuleiro, nomes começam a serem debatidos para esse ou aquele cargo. O nome do ex-prefeito de Aparecida Gustavo Mendanha (MDB) é um desses, em uma conversa com pessoas que moram em Aparecida essa discussão foi levantada, uma liderança disse: “O Gustavo Mendanha tem apenas três alternativas: primeiro poderá ser vice de Daniel Vilela (MDB, candidato ao Senado, ou ainda, candidato a deputado federal.”
Achei interessante a resposta e resolvi escrever acerca desse tema. O Gustavo Mendanha já foi vereador, presidente da Câmara Municipal de Aparecida, e prefeito de Aparecida por dois mandatos, sendo que na última disputa teve mais de 95% dos votos válidos na cidade. Realizou mandatos que fizeram história, e como ele já disse, que transformaram Aparecida de cidade dormitório em uma cidade empresarial, qualificando-o para disputa maiores. Nas últimas eleições para o estado, Gustavo foi candidato a governador, disputou contra o governador Ronaldo Caiado, contra a máquina e quase levou a disputa para o segundo turno. Mostrou articulação, unindo centenas de lideranças de diversos municípios em torno do seu projeto político.
Nas eleições municipais do ano passado mostrou todo seu cacife eleitoral ajudando a eleger Leandro Vilela (MDB), prefeito de Aparecida de Goiânia. A pergunta então que não quer calar é a seguinte: qual será o cargo que ele concorrerá em 2026?
Muitos afirmam que ele poderá ser vice na chapa de Daniel Vilela (MDB), eu, pessoalmente não acredito nesta hipótese, a chapa seria puro-sangue e Daniel Vilela precisa ter espaço para negociar e agregar legendas ao seu projeto eleitoral, acredito que o vice de Daniel será do União Brasil, as chances de Gustavo Mendanha ser vice de Daniel são mínimas.
Outros afirma que Gustavo será candidato ao Senado da República, duas vagas, que hoje estão ocupadas por Jorge Kajuru (PSB) e Vanderlan Cardoso (PSD) estarão disponíveis na disputa, Mendanha não esconde de ninguém o seu desejo de concorrer a uma delas. Não é à toa, que as pesquisas indicam que a dupla Gracinha Caiado e Gustavo Mendanha lideram a disputa para o Senado. Em 2022 Mendanha estadualizou seu nome na disputa contra o governador Ronaldo Caiado, se tornou mais conhecido no interior e qualquer decisão que tomar será mais fácil. Concorrer ao Senado é o desejo e poderá ser bancado por Daniel Vilela, Caiado e por Gracinha que vêm com simpatia o nome de Mendanha na chapa majoritária. Além disso, nos dois maiores colégios eleitorais do estado, Goiânia e Aparecida Gustavo tem apoios e incentivos para concorrer ao Senado federal.
Mendanha não esconde de ninguém sua aproximação do Palácio das Esmeraldas e com o vice-governador Daniel Vilela, mas, recusou o convite para ser secretário de estado e se prepara para disputar cargo no ano que vem.
Muitos afirmam que ele pode ser candidato a deputado federal, mas, não é esse o seu projeto, além do mais, disputaria com o professor Alcides Ribeiro (PL) que será candidato à reeleição para a Cãmara Federal, em Aparecida. Acredito que se Gustavo não for candidato ao Senado poderá lançar sua esposa Mayara Mendanha como candidata a Câmara Federal. É esperar para ver!
Por : Jeová Lopes
Foto: Divulgação MDB
Reprodução: Top News Goiás