Mais de 10 mil pessoas são atendidas em mais uma edição do Mutirão de Aparecida
Prefeito Vilmarzinho despacha com a população.
Estrutura da prefeitura montada na Escola Neivio Rocha levou gratuitamente mais de 130 serviços essenciais aos moradores
Com uma linda apresentação da Guarda Mirim Municipal, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia finalizou na tarde deste sábado, 30, mais uma edição do Mutirão de Aparecida, ação que atendeu a região dos bairros Cidade Livre e Colina Azul que compreende mais de 13 bairros. Os atendimentos desta edição aconteceram na Escola Municipal Neivio Rocha Barbosa, no Residencial Andrade Reis. Nesses dois dias foram registrados mais de 10 mil atendimentos, em mais de 130 tipos de serviços ofertados à população. Além da castração gratuita de 80 animais domésticos.
“Que benção estar aqui hoje, que maravilha é poder assistir também essas crianças da guarda mirim. O mutirão é o meio mais próximo de estar no meio do povo, da comunidade. Levamos serviços básicos, fundamentais e gratuitos à população, que muitas vezes não tem tempo nem dinheiro para ir até um órgão municipal. Por isso essa ação é tão importante. Mutirão é motivo de alegria e que a cada edição cresce mais. Só quero agradecer aos moradores e as lideranças que tornaram essa festa mais bonita”, comentou o Prefeito Vilmar Mariano ao lado da primeira-dama, Sulnara Santana e do deputado federal, Adriano do Baldy.Durante o Mutirão foram realizados exames oftalmológicos, odontológicos e ultrassonografia, disponibilizados por meio de senha, além de testes rápidos, aferição de pressão arterial, etc. A Prefeitura ofereceu emissão de documentos, como RG, Passaporte do Idoso e Cartão PNE, inscrição e atualização do CadUnico, distribuição de mudas, encaminhamento para o mercado de trabalho, atendimento jurídico, atividades culturais e os atendimentos inéditos de clínico geral e pediatria.
E em alusão ao Outubro Rosa, o AparecidaPrev também esteve presente no Mutirão, oferecendo exames de mamografia gratuitamente. A campanha que começa dia 1° de outubro tem por objetivo alertar mulheres sobre a importância do exame para a prevenção do câncer de mama.
Ao longo de toda semana que passou, a força-tarefa beneficiou os moradores da Cidade Livre, Colina Azul, Setor Serra Dourada I e II, Jardim Riviera, Jardim Monte Cristo, Jardim Cristalino, Bairro Independência, Jardim dos Girassóis, Setor Marista Sul, Setor Fabrício e Jardim Monte Líbano com roçagem de lotes baldios, revitalização da sinalização de trânsito, retirada de entulho, manutenção de canteiros centrais, pintura de meio-fio e troca de lâmpadas, beneficiando mais de 60 mil habitantes.Durante o encerramento do Mutirão, o secretário de Ação Integrada, Chanter Lane Pereira, agradeceu a participação de toda comunidade. “Cada edição vemos que o número de atendimentos só aumenta. Obrigado a todos que de agulha forma estiveram envolvidos nessa ação”,
pontuou o secretário.
Moradora do Andrade Reis, Aparecida Martins, aproveitou o mutirão para tirar a segunda via do seu RG. “Perdi meu RG e não tinha ele pelo aplicativo, que não sabia usar. Hoje, além de fazer a segunda via eu recebi a orientação para usar o aplicativo. Muito mais fácil e sem burocracia. Que benção esse tipo de serviço para população mais carente. Obrigada prefeito, obrigada Prefeitura”, agradeceu.
Esta edição contou também com a castração gratuita, que foi iniciada na última edição do Mutirão de Serviços de Aparecida. O trabalho é realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semma) e a organização Caravana AuMóvel e castrou 80 animais nos dois dias. A castração foi destinada a cachorros fêmeas e machos caracterizados como “sem raça definida”, cujos tutores estão inscritos no Cadastro Único do Governo Federal (CadUnico).Maria de Fátima aprovou o serviço de castração. “Este serviço de castração é muito caro e faz com que a gente deixe passar e muitos animais sejam abandonados. A iniciativa gratuita por parte da Prefeitura é muito importante e fundamental”, salientou.
Para o vereador Isaac Martins, o principal papel do Mutirão é atender a necessidade da população de forma humanizada. “Essa ação totalmente gratuita é uma forma de humanizar e levar o atendimento a quem mais precisa. É muito gratificante ver tantas pessoas fazendo serviços básicos e de qualidade, sem qualquer custo a elas”, frisou.Presenças:
Participaram do Mutirão os vereadores Isaac Martins, Hans Miller, Erivelton Contador e Domingos, e os secretários Mário Vilela (Infraestrutura) Idelma (Educação), Ozeias Laurentino (Comunicação), Marlúcio Pereira (Articulação Política), Geferson Aragão (Esporte, Lazer e Juventude), Marcos Alcântara (Cultura), Valéria Petersen (Meio ambiente) e Tia Deni (Políticas Públicas para as Mulheres), o coordenador do Mutirão, Júlio Lemos e lideranças locais.