Acontece TrindadeArte e CinemaCidadesDestaqueEducaçãoEsporteEsportesGoiâniaInternacionalJustiçaNotíciasPoliciaPolíticaRedes Sociais.SaúdeSem categoriaTecnologiaTrindade

Morte da cultura em Goiás

bm-campeonato-nacional-de-bandas-e-fanfarras_
bm-campeonato-nacional-de-bandas-e-fanfarras_

Isso é Goiás, em nosso estado temos 246 municípios, vamos supor que 50%  jogando por baixo, tem esses  kits de bandas e fanfarras disponibilizados pelo MEC, Ministério da Educação e Cultura, no valor de 70 mil reais, hoje cada kits, independente que esteja nas escolas  estaduais ou municipais, ou em qualquer instituição governamental, esses kits estão desativados por falta de contrato dos Maestros, ou muitos destes instrumentos estão quebrados por falta de manutenção, e por salários baixos, e dependendo da distância desses empregos o salário fica todo no combustível, e também no imposto de renda, e ainda  sem contar que leva muito trabalho pra casa com por exemplo fazer arranjos, adereços, solda de instrumento, etc.

No processo seletivo do Estado saiu a carga horária de 40h, salário baixo demais para um professor de música, eles estão cobrando a mesma carga horária para o professor de música, e não é assim que funciona. Por isso que não acham profissionais qualificados, por isso também ninguém quer.

Então, só no estado de Goiás, por baixo, são 50 bandas e fanfarras desativadas no valor total de todos os municípios que chegam a 7 milhões de reais, que poderiam estar sendo aplicados nas escolas militares, municipais e nas instituições sociais.

Todo o Brasil está passando por isso a mais de 20 anos, falta também a valorização dos professores de linha de frente, eles são do corpo coreógrafos das bandas, sem eles não tem aquela beleza visual.

Fanfarra-da-EMEIEF-Dionízio-Milioli-Foto-de-Arquivo-Decom-min-1
Fanfarra-da-EMEIEF-Dionízio-Milioli-Foto-de-Arquivo-Decom-min-1

Faça um questionamento aos pais dos alunos, o que eles querem e precisam? Precisam mais, de um profissional administrativo, um maestro, um dentista, um oftalmologista, um medico hebiatra, que cuida dos adolescentes? Sem sobra de dúvida, é claro que será dos 4, administrativo. Eles não estão fazendo essa pergunta aos país, estão decidindo por se próprio, sem no mínimo uma sugestão dos especialistas de cada área. Onde ficou a beleza e a magia dos desfiles, da musicalidade e das Bandas e Fanfarras de Goiás?

Passou da hora de alguém, algum secretário de estado e o próprio governador tomar uma atitude e resolver esse problema.

Afinal existem grandes Maestros em nosso estado que querem trabalhar, só que o salário não ajuda.

Enquanto isso, centenas de jovens estão vendo seus sonhos, seus talentos musicais e suas esperanças irem por água a baixo, por falta de interesse na cultura e principalmente na educação.

A quem for de interesse, seria muito bom se houvesse por parte da senhora secretária de Educação do Estado de Goiás, que não é Goiana, Tomar um providência e uma atitude digna para resolver esse impasse.

A sociedade cultural e principalmente as famílias goianas, ficariam gratificados.

Direto da Redação para Top News Goiás

Wellington Stival

Siga-nos e curta-nos:

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
error

Gostou deste blog? Por favor, espalhe a palavra :)