Acontece TrindadeCidadesDestaqueEducaçãoGoiâniaNotíciasSaúdeTrindade

Novembro Azul: servidores da Região Leste de Trindade ouvem palestra e fazem exames

Laço Azul
Laço Azul
Prefeitura de Trindade leva campanha de conscientização para servidores da Secretaria de Desenvolvimento na Região Leste

Manhã teve palestra do médico, Marcius Linhares, sobre quebra de tabu em relação aos exames que detectam câncer de próstata e importância do diagnóstico precoce para tratamento da doença. Vice-prefeito, Pastor Alcione Acácio, pontua que é importante município levar até colaboradores conhecimento e informação sobre o Novembro Azul

A Prefeitura de Trindade, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), levou aos servidores que atuam na Secretaria de Desenvolvimento da Região Leste, a Campanha Novembro Azul.

A manhã contou com palestra do médico Marcius Linhares. Ele falou sobre a quebra de tabu em relação aos exames que detectam o câncer de próstata e a importância do diagnóstico precoce para o tratamento da doença.

Dr.Rogerio
Dr.Rogerio

O médico destacou que o câncer de próstata, na maioria dos casos, só apresenta sintomas quando o paciente já está em caso avançado da doença. Por isso, é necessário que o homem, ao atingir os 50 anos de idade, faça exames regularmente de forma preventiva, para diagnosticar a doença o quanto antes, tanto o de dosagem de PSA quanto o toque retal.

De acordo com Linhares, quando o homem possui algum caso do câncer na família, essa rotina de exames deve ter início antes mesmo dos 50 anos.

O local da atividade foi o pátio da Secretaria de Desenvolvimento da Região Leste, no Jardim Floresta, onde servidores puderam realizar, também, testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Servidoeres
Servidores

 

O servidor Mauri Lima Duarte, de 59 anos, já realiza todo ano, desde quando completou 45 anos, exames de rotina. Ele conta que é muito preocupado com sua saúde, pois o pai já teve câncer de próstata e por isso foi necessário iniciar antes de atingir os 50 anos.

“É muito importante para todo homem, tem que largar desse negócio de vergonha e medo, porque isso só dá coisa ruim. Se quiser viver tem que fazer sim, cuidar da sua saúde em primeiro lugar”, afirmou Duarte.

Rogério Taveira, secretário de Saúde de Trindade, pontua que essa atenção com a saúde deve existir o ano todo.

A Prefeitura de Trindade possui atendimento especializado destinado ao diagnóstico do câncer e outros problemas na próstata, com urologista no Centro de Especialidades Médicas. Para isso, é necessário que o morador passe por atendimento com o médico na Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa.

O vice-prefeito, Pastor Alcione Acácio, pontuou que é importante o município levar até o colaborador conhecimento e informação sobre o Novembro Azul, já que, muitas vezes, as pessoas adiam a realização de consultas médicas e exames.

“Eu sei que não é fácil para eles irem atrás desse benefício, mas a Prefeitura de Trindade veio abrir nossas mentes”, disse Alcione.

O evento contou com a presença do assessor Cristiano Galindo, que na ocasião representou o prefeito Marden Júnior, vereadores Baiano do Esporte, Bruno Noronha e Raimundo Neto.

Outras pastas também receberam a campanha neste mês, como as secretarias de Serviços Públicos e Infraestrutura e servidores do Centro Administrativo Municipal Prefeito Pedro Pereira da Silva.

Câncer de próstata

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada.

Possíveis sintomas: dor nas articulações, febre, sangue na urina, urgência ao urinar, inclusive frequentemente à noite, sensação de queimação ao urinar, dores na área próxima à genital, abdominais e na lombar.

Alguns dos fatores de risco são: a idade, pois a incidência e mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos; fatores genéticos, como a incidência em pessoas da família e excesso de gordura corporal.

O tratamento pode incluir cirurgia, radioterapia e até observação vigilante em caso de doença localizada, que atingiu apenas a próstata sem se espalhar para outros órgãos. Já em casos de doença avançada, o tratamento pode incluir radioterapia ou cirurgia em combinação com tratamento hormonal. E em casos de doença metastática (quando o tumor se espalha para outras partes do corpo), é indicado a terapia hormonal.

Novembro Azul

Siga-nos e curta-nos:

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
error

Gostou deste blog? Por favor, espalhe a palavra :)