Prefeito Vilela visita obras nos setores Expansul e Serra Dourada
Construções de bueiros criam mais mobilidade urbana entre bairros de Aparecida




O prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, acompanhou na manhã desta terça-feira (15) mais uma etapa das vistorias técnicas às obras de infraestrutura urbana em execução na cidade. A agenda integra o cronograma de acompanhamento das frentes de trabalho que compõem o Programa de Reestruturação Viária da Bacia do Ribeirão Santo Antônio II, que inclui a implantação de novos eixos estruturantes no sentido leste-oeste do município. Os secretários Alfredo Soubihe (Infraestrutura) e Ozéias Laurentino Júnior (Comunicação), e equipes técnicas da gestão e da Corporação Andina de Fomento também participaram da inspeção.
Nesta rodada, a comitiva visitou dois pontos de intervenção considerados estratégicos. O primeiro está localizado no Setor Expansul, onde está em execução um bueiro celular com via de ligação entre a Rua Guará e a Avenida Caiapós, no Jardim Eldorado. O segundo trecho abrange as galerias para escoamento das águas das chuvas no acesso entre os Setores Serra Dourada e Jardim Belo Horizonte, com ligação até o Viveiro de Parques e Jardins e o Residencial Águas Claras.
Ambas as obras envolvem serviços completos de terraplanagem, drenagem, pavimentação, calçadas com acessibilidade, paisagismo e sinalização viária.


As vistorias desta terça complementam a agenda iniciada na tarde de segunda-feira (14), quando o prefeito Leandro Vilela e a equipe técnica da CAF vistoriaram frentes de obra em execução nos principais eixos viários da cidade. A comitiva passou pelas obras de duplicação da ponte na Avenida Uirapuru, no setor Morada dos Pássaros (onde passa o Eixo LO-02); pela trincheira em construção na Avenida das Nações, na divisa entre o Parque das Nações e o Buriti Sereno; e pelo Eixo 1A, que parte dessa trincheira e segue pela Avenida Prado Júnior até o Anel Viário. Também foram vistoriadas a alça de acesso que conecta o Eixo LO-02 ao Eixo LO-03, entre os bairros Colonial Sul e Buriti Sereno, e o trecho recém-pavimentado do Eixo LO-01, entre o Jardim Alto Paraíso e o Aeroporto Sul.
Os corredores estruturantes têm como principal objetivo melhorar a mobilidade urbana, interligar bairros populosos e preparar a cidade para um crescimento e desenvolvimento planejado.
As intervenções são executadas com recursos de um financiamento internacional de R$ 72,7 milhões, obtido junto à Corporação Andina de Fomento (CAF). A liberação dos recursos só foi possível após a atual gestão quitar uma dívida de R$ 13 milhões deixada pela administração anterior com a instituição financeira.
“Encerramos hoje mais uma série de visitas técnicas para acompanhar de perto o andamento dessas obras, que são transformadoras para Aparecida. Obras que só estão sendo possíveis porque organizamos as finanças e recuperamos a credibilidade do município. A população pode ver que os investimentos estão acontecendo com responsabilidade e resultado concreto”, afirmou o prefeito Leandro Vilela ao andar pelas obras junto dos representantes da CAF.


O secretário Alfredo destacou o impacto positivo das obras na mobilidade e no ordenamento urbano. “Esses eixos estruturantes vão garantir mais fluidez no trânsito, conectar bairros importantes, facilitar novos empreendimentos e resolver gargalos antigos de drenagem e acesso. É uma reestruturação completa que valoriza a cidade”, pontuou.
Além dos trechos vistoriados, outras frentes seguem em execução em diferentes regiões. “Com planejamento técnico e gestão fiscal responsável, Aparecida está conseguindo tirar do papel projetos estruturantes esperados há décadas. Isso mostra nosso compromisso com o desenvolvimento urbano e com a qualidade de vida da população”, concluiu Leandro Vilela.
Por: Daniela Ribeiro Secom Aparecida de Goiânia
Fotos: Rodrigo Estrela
Reprodução: Top News Goiás