Acontece TrindadeArte e CinemaCidadesDestaqueEconomiaEducaçãoEsporteEsportesGoiâniaInternacionalJustiçaNotíciasPoliciaPolíticaRedes Sociais.SaúdeSem categoriaTecnologiaTrindade

Romaria 2024: pontos de peregrinação em Trindade (GO)

Conheça a Capital da Fé de Goiás

Igreja Matriz_800x458
Igreja Matriz_800x458

A Capital da Fé de Goiás recebe visitantes de todas as partes do mundo durante todo o ano pelo turismo religioso. Anualmente, a cidade recebe cerca de 10 milhões de visitantes. O ponto forte do local é a devoção ao Divino Pai Eterno, que surgiu por volta de 1840 com a descoberta do medalhão da Santíssima Trindade.

Durante a maior festa religiosa do Centro-Oeste dedicada ao Divino Pai eterno, os peregrinos que passam por Trindade aproveitam para conhecer mais sobre a religiosidade do local. Confira, abaixo, os pontos para realizar um tour cheio de fé pela cidade.

Santuário Basílica
Um dos pontos de peregrinação mais visitados é, sem dúvida, o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno. A igreja é a única Basílica no mundo dedicada a essa devoção e, nela, existem vários ambientes para contemplação e oração. Na parte interna, os devotos podem visitar a Capela do Santíssimo Sacramento, onde fica exposto o Corpo de Jesus, na Hóstia Consagrada.

Sala dos Milagres
No subsolo da Basílica fica a Sala dos Milagres, que é famosa por abrigar os ex-votos dos fiéis. O ambiente é composto por várias fotos e objetos deixados pelos romeiros em forma de agradecimento pelas graças recebidas do Divino Pai Eterno, entre eles. No local são depositados diversos objetos como prova de graça recebida: muletas, gessos e muitos outros objetos ortopédicos; salvação e libertação demonstradas em pinturas de quadros, fotografias, roupas, antiguidades, móveis, eletroeletrônicos, animais empalhados, couros de animais, instrumentos musicais, carros de boi, artesanatos e imagens antigas.

Gruta de Nossa Senhora de Lourdes
Do lado de fora, na Praça do Santuário Basílica, está a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, com uma pequena cascata que se tornou muito procurada pelos devotos para registrar a sua visita a Trindade. Ao lado da gruta está a Sala das Velas, onde os visitantes acendem velas pelas suas intenções. Outro local muito visitado é a Gruta da Intercessão, onde os romeiros, tradicionalmente, amarram suas fitinhas e também acendem velas para fazer pedidos e orações.

Igreja Matriz
A centenária Igreja Matriz, primeiro Santuário dedicado ao Divino Pai Eterno, também é um dos pontos mais visitados de Trindade. O local histórico foi tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 2013, como patrimônio estadual e nacional.

Via-Sacra
Acima do Santuário Basílica, na Av. Constantino Xavier, existem esculturas, em tamanho real, que retratam a saga de Jesus Cristo em Sua Paixão, Morte e Ressurreição. São 15 estações que terminam na Igreja do Santíssimo Redentor.

Igreja do Santíssimo Redentor
Mais conhecida como Igreja do padre Pelágio, a Igreja do Santíssimo Redentor também se tornou um dos pontos de peregrinação em Trindade. Nela estão os restos mortais do missionário redentorista Pe. Pelágio Sauter. Este ano a programação da Romaria inclui três missas – sendo uma com novena – por dia no local, além dos batizados.

vila-cottolengo
vila-cottolengo

Vila São Cottolengo
Outro ponto muito importante de visitação em Trindade é a Vila São José Bento Cottolengo, o Santuário do Irmão. O maior hospital filantrópico do Centro-Oeste, fundado em 1951, presta assistência a mais de 350 pacientes com deficiências múltiplas, em período integral.

Carmelo de Trindade
A Igreja do Carmelo da Santíssima Trindade também faz parte do roteiro de visitas. No local, as irmãs carmelitas vivem em clausura para reflexão e oração por todos os filhos e filhas do Pai Eterno.

Capela de Santa Luzia
A Capela de Santa Luzia em Trindade é um ponto de referência, mas, especificamente para os romeiros, um ponto de experiência de fé na Misericórdia do Divino Pai Eterno pela intercessão de Santa Luzia.

Construção do Novo Santuário
A obra do Novo Santuário está a todo vapor e atrai muitos devotos que desejam acompanhar o andamento e rezar pela construção. Neste ano, além da visita guiada na obra, os devotos contam com o Caminho de Luz e Caminho Seguro. O passeio começa na Vila São Cottolengo, das 8h às 18h, durante todos os dias da Romaria. Com uma equipe preparada para tirar todas as dúvidas dos devotos. O local conta com mirante para que os fiéis possam fazer uma foto e levar de recordação. Ao lado do mirante, está a Capela do Cruzeiro, onde muitos fiéis deixam seus registros.
Por : Assessoria de comunicação
reprodução Top News Goiás.

Siga-nos e curta-nos:

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
error

Gostou deste blog? Por favor, espalhe a palavra :)