Vilela e Zé Mário lançam Agricultura Urbana em Aparecida para garantir alimentação saudável nas escolas e comunidades
Aparecida de Goiânia em destaque




Iniciativa vai transformar áreas ociosas em hortas escolares e comunitárias, garantindo alimentação saudável, geração de renda e promovendo também a sustentabilidade
O prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, e o presidente do Sistema Faeg/Senar, José Mário Schreiner, inauguraram na manhã desta quarta-feira (3/9) o Projeto Agricultura Urbana no município. O evento ocorreu na Escola Municipal Valdir Gonçalves de Aguiais, no Jardim Tiradentes, com a presença de autoridades estaduais, municipais, representantes de entidades sociais e da comunidade escolar.
A iniciativa, realizada em parceria entre a Prefeitura de Aparecida, o Sistema Faeg/Senar, a Emater e instituições como o Instituto Hebrom Humano e o Projeto Pare a Fome, tem como objetivo utilizar áreas públicas ociosas para o cultivo de alimentos, formando hortas comunitárias, escolares e em centros de convivência. Além de ampliar o acesso a alimentos frescos e saudáveis, o programa garante capacitação técnica, geração de renda e fortalecimento da economia solidária.
Para o prefeito Leandro Vilela, o Projeto Agricultura Urbana representa uma mudança significativa para Aparecida e nasce como um marco de parceria entre poder público e as instituições.


“Estamos iniciando este projeto dentro das escolas e queremos levá-lo também para outras áreas ociosas e comunidades da cidade. Este projeto-piloto é fruto de uma parceria importante entre a Prefeitura, a Faeg, o Senar e todos os colaboradores que se uniram com espírito público para transformar realidades. Juntos, estamos investindo em educação e meio ambiente, plantando sementes que vão transformar gerações. O Projeto Agricultura Urbana promove sustentabilidade, preservação ambiental e abre novas oportunidades para toda a comunidade.”
O prefeito citou ainda que a Escola Valdir Gonçalves de Aguiais, onde o projeto foi iniciado, está recebendo obras de reforma, reforçando que a educação é prioridade da atual gestão.
Além da implantação das hortas, os participantes recebem cursos de capacitação oferecidos pelo Senar Goiás, com técnicas como o uso do pó de rocha (FMX) para adubação do solo. O cronograma prevê ainda, até dezembro, a formação de três turmas de capacitação, a instalação de cinco hortas-escola e a criação de um banco de sementes regionais.
O presidente do Sistema Faeg/Senar, José Mário Schreiner, afirmou que Aparecida dará o exemplo para todo o Estado. “Queremos mostrar que é possível fazer agricultura em qualquer espaço, inclusive dentro das cidades. O projeto contribui para a cultura da alimentação saudável, para a sustentabilidade e para o respeito ao meio ambiente. Nossa meta é levar a experiência para outras comunidades de Goiás e do Brasil, replicando essa iniciativa de sucesso.”
Durante a cerimônia, também foi assinada a adesão ao Programa Alimenta Cidades, reforçando o compromisso da gestão municipal com políticas públicas de segurança alimentar. Na ocasião, também ocorreu a entrega de certificados aos cursistas que participaram voluntariamente da construção das hortas, colocando em prática os conhecimentos adquiridos e contribuindo de forma direta para a implantação do projeto.
Inicialmente implantado em 10 escolas, a previsão é atingir todas as unidades nos próximos anos. A secretária municipal de Educação, Núbia Faria, destacou o impacto positivo para os estudantes. “Ao aprenderem a plantar, as crianças desenvolvem senso de responsabilidade, sustentabilidade e cidadania. Além disso, parte da produção será incorporada à merenda escolar, enriquecendo a alimentação e fortalecendo o vínculo da escola com as famílias”, disse a secretária acompanhada de David Luiz de 10 anos. O estudante atua no horta desde o início e diz gostar muito. “É uma atividade diferente e a expectativa é colher as verduras em breve”.
Ligada a agricultura familiar, a vereadora Camila Rosa destacou o simbolismo do projeto. “Quando a cidade aprende a plantar, ela planta cidadania. Este projeto é mais do que hortas: é dignidade, saúde e participação popular. Aparecida mostra que é possível unir poder público, instituições e comunidade em torno de um bem comum.”
O assessor especial do Governo de Goiás, Euler de Moraes, salientou o alinhamento estratégico da iniciativa com as diretrizes estaduais. “A agricultura urbana aproxima políticas de desenvolvimento social, ambiental e econômico. É um exemplo de como a união de esforços gera resultados concretos para a população.”
O superintendente do Senar Goiás, Dirceu Borges, explicou durante a solenidade, como a prática é incorporada ao dia a dia escolar. “As crianças aprendem a plantar, colher e consumir os alimentos que produziram. Isso reforça a educação ambiental e leva bons hábitos para dentro de casa, alcançando pais, professores e toda a comunidade.”


Presenças
O evento contou com a presença do deputado estadual Veter Martins; do secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Rafael Martins; dos vereadores Mazinho do Madre Germana, Professor Cluzemar e Rosinaldo Boy; além dos secretários municipais Alfredo Soubihe (Infraestrutura), Carolina Tavares (Mulheres), Pollyana Borges (Meio Ambiente), Wolney Siqueira Junior (Desenvolvimento Urbano), Núbia Faria (Educação), Marcos Abraão (Indústria e Comércio), Márcia Tinoco (AparecidaPrev), Mayara Medanha (Assistência Social), Ozéias Laurentino (Comunicação), Sandro Oliveira (Articulação Metropolitana), Vanilson Bueno (Articulação Política), Nero Tromontana e Daniel Subueno (Articulação Política e Segurança).
Também prestigiaram o evento lideranças comunitárias, representantes do Instituto Hebrom Humano, do Projeto Pare a Fome, da Emater e de instituições parceiras.
Por: Daniela Ribeiro (SECOM APARECIDA)
Fotos Rodrigo Estrela
Reprodução : Top News Goiás