Deputada Flávia Morais (PDT) Apresenta projeto para os catadores de materiais recicláveis.
Eles podem vir a ser assegurados especiais do Regime Geral de Previdência Social




A deputada federal Flávia Morais tem se destacado por seu apoio aos catadores de reciclagem. Ela está à frente de um projeto que visa garantir direitos sociais a esses trabalhadores, que desempenham um papel crucial na reciclagem de materiais descartáveis.
O projeto propõe que os catadores sejam reconhecidos como contribuintes de acordo com sua produtividade, permitindo que se tornem segurados especiais.
Por telefone, a Deputada falou com a nossa redação e disse que:
Dentro dos materiais descartáveis, 40% podem ser reciclados, mas atualmente apenas 20% são efetivamente reciclados. A principal função e ocupação que contribui para essa reciclagem são justamente os catadores e as catadoras. Hoje, 90% da reciclagem é realizada por eles, mas, infelizmente, eles não possuem nenhum direito social.
Os catadores trabalham em condições muito precárias. Atualmente, nós estamos juntos com uma frente parlamentar coordenada pelas catadoras de recicláveis, cuja principal demanda é garantir direitos sociais. A proposta é que eles sejam reconhecidos como contribuintes de acordo com sua produtividade, permitindo que se tornem segurados especiais. Com isso, eles teriam acesso a benefícios sociais, como auxílio-doença, que hoje não possuem.
Independentemente de serem pessoas físicas ou cooperados, o projeto garante que todos os catadores e catadoras terão direito a esses benefícios, assegurando a condição de segurado especial. Esse nosso projeto vai de encontro com a necessidade desses trabalhadores que são de fundamental importância para nosso Brasil, e a preservação do meio ambiente. Finalizou a parlamentar.
Direto da Redação para Top News Goiás
Wellington Stival
Foto: Suzana Morais