Acontece TrindadeCidadesDestaqueEconomiaEducaçãoGoiâniaInternacionalJustiçaNotíciasPoliciaPolíticaRedes Sociais.Sem categoriaTecnologiaTrindade

Defensores públicos goianos recebem Certificado do Mérito Legislativo em sessão solene nesta 6ª-feira, 19

Carlos_Costa_
Carlos_Costa_

a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou sessão solene para a entrega do Certificado de Mérito Legislativo a 57 defensores públicos do estado. A cerimônia, no Plenário Iris Rezende, foi proposta pelo deputado Virmondes Cruvinel (UB) em homenagem ao Dia do Defensor Público, celebrado nacionalmente na mesma data.

Na presença do defensor público-geral do estado, Tiago Gregório Fernandes, do subdefensor público-geral para assuntos institucionais, Allan Montoni Joos, da diretora-presidente da Associação Goiana das Defensoras e Defensores Públicos (AGDP), Fernanda da Silva Rodrigues Fernandes, e da diretora vice-presidente da entidade, Gabriela Marques Rosa, o deputado Cruvinel destacou a relevância do trabalho dos defensores públicos.

“Servir é um ato nobre, um gesto de amor e de doação; é colocar o outro à frente e dar-lhe toda atenção. Quem serve com dedicação traz alegria aos corações e em cada gesto de bondade revela belas emoções”, enalteceu o parlamentar.

Cruvinel ressaltou a presença fundamental da Defensoria Pública em discussões, audiências públicas e debates sobre projetos de leis na Alego, especialmente durante a pandemia, e afirmou a continuidade da parceria com a instituição. Além disso, ele valorizou a descentralização dos serviços da Defensoria Pública em todos os municípios de Goiás, destacando a efetividade no atendimento à população.

Em resposta, o defensor público-geral, Thiago Gregório Fernandes, agradeceu a honraria e ressaltou a importância do trabalho da Defensoria Pública para o estado democrático de direito e o acesso à justiça para todos, especialmente os mais vulneráveis.

A diretora-presidente da AGDP, Fernanda da Silva Rodrigues Fernandes, por sua vez, traçou paralelos entre a filosofia de Hannah Arendt e o papel da Defensoria Pública, destacando a capacidade humana de iniciar algo novo como um sinal de esperança e de transformação. Ela lembrou que a Defensoria foi criada como uma instituição que leva “esperança aos que estão absorvidos na luta de satisfazer suas necessidades corporais”.

Direitos fundamentais

Tales Luiz de Oliveira Batista, representando os homenageados, falou sobre a rotina desafiadora que os defensores enfrentam no dia a dia, e ressaltou a importância da Defensoria na garantia de direitos fundamentais e na redução das assimetrias sociais e econômicas. “Celebrar a Defensoria é celebrar o povo, o povo brasileiro e o povo goiano. Parabéns aos defensores públicos e a todos que atuam para a realização do nosso trabalho.”

A sessão solene foi uma celebração do trabalho dos defensores públicos de Goiás, reafirmando a importância da Defensoria Pública no fortalecimento do estado democrático de direito, na garantia do acesso à justiça a todas as pessoas e, principalmente, na luta pelos direitos das pessoas mais vulneráveis da sociedade.

A honraria, entregue no Dia Nacional da Defensoria Pública, reiterou a força da instituição e a necessidade de seu fortalecimento e expansão. Conforme observado pelos participantes, o trabalho da Defensoria Pública vai além do mero exercício de uma profissão, é um compromisso com a justiça, a equidade e a cidadania.

O evento se encerrou com uma mensagem de resistência e esperança, deixada por Fernanda Fernandes: “A verdadeira mensagem de esperança é a da possibilidade de sempre recomeçar. Então termino aqui falando que não é à toa que nossa cor é verde. Viva a Defensoria!”

Agência Assembleia de Notícias

Siga-nos e curta-nos:

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
error

Gostou deste blog? Por favor, espalhe a palavra :)