Acontece TrindadeArte e CinemaCidadesDestaqueEconomiaEducaçãoEsporteEsportesGoiâniaInternacionalJustiçaNotíciasPoliciaPolíticaRedes Sociais.Trindade

Lixo em Trindade e a Inércia do Poder Público

Em Trindade, a questão do lixo tem se tornado um tema cada vez mais preocupante.

ruas de Trindade
ruas de Trindade

Em Trindade, a questão do lixo tem se tornado um tema cada vez mais preocupante. A acumulação de resíduos sólidos nas ruas e áreas públicas não é apenas uma questão estética, mas também um problema de saúde pública e ambiental. A inércia da gestão e a falta de compromisso com população, vem deixando o pagador de imposto com os nervos à flor da pele. Essa situação agrava o cenário, quando nos deparamos com acumulo de lixo até mesmo no aterro sanitário da cidade. Vergonhoso, deixando os moradores das chácaras vizinhas em condições vulneráveis, colocando o meio ambiente em risco.
Recentemente, o Supremo Tribunal Federal (STF) reiterou a importância da preservação ambiental, decidindo que a pretensão de reparação civil por danos ambientais não está sujeita à prescrição1. Isso significa que, independentemente do tempo que tenha passado, o dano ao meio ambiente pode e deve ser reparado. A decisão destaca a supremacia do interesse público sobre a segurança jurídica do autor do dano2.

ruas de Trindade (1)_
ruas de Trindade (1)_

A inércia administrativa, é notada por vários bairros de Trindade, quando se trata de violações ambientais, não é apenas uma falha na prestação de serviços, mas também uma violação dos direitos fundamentais previstos na Constituição Federal de 1983. A sociedade e os órgãos de controle devem exigir ação e responsabilidade das autoridades para garantir a limpeza e a manutenção adequada dos espaços públicos.
A situação em Trindade é o reflexo de uma má administração quando o assunto é meio ambiente e principalmente o LIXO. Com projetos que destruíram as arvores da praça do antigo Fórum, hoje secretária de saúde, as arvores da avenida do Ponta Kayanna e mais uma quantidade expressiva de locais. Deixando contrariado uma centena de moradores, porque não foi feito nada, até hoje não se vê o cuidado necessário que deveriam ter com as arvores que foram plantadas, a maioria morreu por falta de cuidado. A gestão do lixo requer uma abordagem integrada que inclua não apenas a coleta e disposição adequadas, mas também a educação ambiental, a reciclagem e a participação comunitária. Sabemos que é preciso educar o cidadão, as vezes até punir, mas é essencial que o poder público assuma um papel ativo nesse processo, implementando políticas eficazes e sustentáveis para o manejo dos resíduos sólidos.

lixo em trindade goias
lixo em trindade goias

A população de Trindade merece viver em um ambiente limpo e seguro. A inércia do poder público não só compromete a qualidade de vida dos cidadãos, mas também impede o desenvolvimento sustentável da cidade. Estamos atravessando momentos de pandemia de DENGUE e o lixo nas ruas e nas praças precisam ser recolhidos, isso é o mínimo, o básico. É hora das as autoridades locais tomarem medidas concretas para resolver o problema do lixo e proteger o meio ambiente para as gerações futuras.
Está insuportável.
Direto da Redação : Wellingtom Stival para Top News Goiás.

 

Siga-nos e curta-nos:

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
error

Gostou deste blog? Por favor, espalhe a palavra :)