Ministro Carlos Lupi Anuncia Novas Medidas para Reduzir Filas de Auxílio-Doença
Programa do governo já tirou 200 mil pessoas da fila e visa atender prazos legais de espera
O ministro Carlos Lupi, à frente do Ministério da Previdência, anunciou hoje uma série de medidas visando agilizar o atendimento aos beneficiários do auxílio-doença. Com base em informações atualizadas, o ministro destacou que desde o início do programa, aproximadamente 200 mil pessoas já saíram da fila de espera.
“Meu compromisso é que até dezembro, final de dezembro, a gente esteja todos na fila de 45 dias, que é o prazo legal. Eu não inventei esse número. O prazo legal diz que é razoável esperar 45 dias na fila. Então, tudo o que estou fazendo é para enquadrar os 45 dias”, afirmou o ministro Carlos Lupi em coletiva de imprensa.
O objetivo do governo é garantir que todos os cidadãos que necessitem do auxílio-doença não fiquem à espera por um período excessivamente longo. Para isso, Lupi anunciou uma medida que entra em vigor a partir da próxima segunda-feira: os beneficiários poderão apresentar o atestado médico pelo sistema Meu INSS: www.gov.br/pt-br/temas/meu-inss ou pelo telefone 135.
“A partir dessa semana que vem, segunda-feira, nós começamos a ligar, por isso que estou pedindo aqui a quem está nos vendo, não fique com medo de que seja trote, não é trote. O 135 vai ligar pedindo que você apresente seu atestado, porque não precisa ficar na fila esperando a perícia, é só atender o telefone e mandar o atestado”, explicou o ministro Carlos Lupi.
Essa medida visa eliminar a necessidade de espera para perícia médica, agilizando o processo de concessão do auxílio-doença. A intenção é reduzir a burocracia e acelerar o acesso dos cidadãos aos benefícios a que têm direito.
Além disso, o ministro Carlos Lupi anunciou que o governo convocou 1.250 servidores aprovados em concurso público para reforçar o atendimento e agilizar os procedimentos relacionados aos benefícios previdenciários. Essa medida visa aperfeiçoar o serviço prestado pelo INSS e reduzir ainda mais o tempo de espera dos beneficiários.
Com essas ações, o Ministério da Previdência reforça seu compromisso de proporcionar um atendimento mais ágil e eficiente aos cidadãos que dependem do auxílio-doença, garantindo que os prazos legais de espera sejam cumpridos e que o acesso aos benefícios seja facilitado.
O ministro afirmou que continuará monitorando e ajustando as medidas conforme necessário, com o objetivo de melhorar constantemente o serviço prestado à população em geral.
Por Krysner Jebyos Neves. Para Top News Goiás
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