Atividades vão ser realizadas até o dia 26 de abril em unidades de ensino públicas e privadas. Além de palestras junto aos alunos, os pais serão orientados nos horários de entrada e saída das escolas para que mantenham harmonia no trânsito
O projeto Semear Consciência no Trânsito, criado pela Prefeitura de Trindade, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, foi lançado nesta segunda-feira (03/04). As atividades serão implantadas em escolas públicas municipais e estaduais, além de instituições particulares. O local escolhido foi o Colégio Estadual Alonso Lourenço de Oliveira, na Vila Maria.
Os pais que levam os filhos até as escolas também serão orientados para que estacionem em locais permitidos e não causem problemas no trânsito. As unidades de ensino começaram a planejar a implantação do projeto Semear Consciência no Trânsito no mês passado e os alunos já estavam ansiosos para que as atividades começassem.
“A gente vê nos olhos deles que sabem a importância desse assunto porque querem levar para a família, principalmente para os pais que estão no trânsito todo dia. Cada uma aqui já disse que vai conversar com o pai e a mãe sobre o assunto”, contou a diretora do Colégio Alonso Lourenço de Oliveira, Joana Lopes.
A aluna Sarah Rodrigues, do 1º ano B, se sentiu inspirada com a aula especial sobre trânsito. “Isso aqui é uma inspiração para todos nós. Quero falar para meus pais coisas que aprendi e que já vi que não seguem muito bem. Foi tudo muito bom”, disse.
O trabalho do projeto Semear Consciência no Trânsito foi elaborado pela Superintendência Municipal de Trânsito e vai atuar, inicialmente, em quatro escolas municipais e uma estadual em Trindade: Escola Municipal do 1º Grau Maria Dolores (Setor Renata Park); Escola Municipal José Felício Sobrinho (Jardim Marista); Escola Municipal Professora Selma Ferreira dos Santos (Setor Vida Nova); e Colégio Estadual Alonso Lourenço de Oliveira (Setor Vila Maria).
As palestras são ministradas a grupos de alunos pela coordenadora de educação de trânsito da SMT, Rosângela de Souza.
“Temos um prefeito comprometido com a educação no trânsito que nos apoia a desenvolver esse tipo de trabalho. Queremos trazer toda a comunidade para o lado de uma convivência pacífica no trânsito. Começar pelas crianças e adolescentes tem um peso muito grande. Nossos alunos se tornam agentes multiplicadores dentro das famílias e grupos de amigos”, destacou a coordenadora.
A SMT criou um calendário com datas, horários e locais para as ações neste mês de abril:
03 de abril = Colégio Estadual Alonso Lourenço de Oliveira – 09h30
04 de abril = Colégio Estadual Alonso Lourenço de Oliveira – 09h30
10 de abril = Escola Profª Selma Ferreira – 09h30
10 de abril = Escola Profª Selma Ferreira – 14h30
17 de abril = Entrega dos Trabalhos confeccionados pelos alunos.
12 de abril = Escola Municipal do 1º Grau Maria Dolores – 09h30
14 de abril = Escola Municipal do 1º Grau Maria Dolores – 19h30 – Turma do E.J.A
20 de abril = Escola Municipal do 1º Grau Maria Dolores – 09h30 – Apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos
25 de abril = Escola Municipal do 1º Grau José Felício Sobrinho – 9h30
25 de abril = Escola Municipal do 1º Grau José Felício Sobrinho – 15h30
26 de abril = Escola Municipal do 1º Grau José Felício Sobrinho (Extensão) – 09h30
26 de abril = Escola Municipal do 1º Grau José Felício Sobrinho (Extensão) – 15h30