Prefeitura monta Unidade de Atendimento Avançado no Centro de Trindade para demandas de urgência e emergência durante Romaria 2023
A partir desta quarta-feira (28/06), local vai funcionar 24 horas com serviços que devem reduzir fluxo de atendimentos no Hetrin e UPA. “Prefeito Marden Júnior determinou à Secretaria de Saúde que prestássemos a melhor assistência possível a qualquer pessoa que sofra algum incidente durante a romaria”, diz secretário Gustavo Queiróz
A Prefeitura de Trindade, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, já está com tudo pronto para a Unidade de Atendimento Avançado começar a funcionar 24hs na UBS Centro. A partir desta quarta-feira (28/06) serão oferecidos atendimentos de urgência e emergência clínica e cirúrgica de baixa complexidade.
Nas urgências e emergências clínicas serão realizados os atendimentos referentes a náuseas, cefaleia, diarreia, gripe, tosse simples e outros. Já na parte cirúrgica serão atendidos pacientes que chegam com cortes e escoriações, entorses, fratura fechada, queimadura de primeiro grau e outros.
Os pacientes que procurarem a Unidade de Atendimento Avançado receberão todos os cuidados necessários. Caso haja necessidade de transferência para média e alta complexidades, a UPA ou Hetrin estão prontos para o atendimento.
“O prefeito Marden Júnior determinou à Secretaria de Saúde que prestássemos o melhor atendimento possível a qualquer pessoa que sofra algum incidente durante a Romaria 2023”, diz o secretário Gustavo Queiróz.
“Para isso, dispensamos essa unidade para serviços ainda mais rápidos, e com qualidade. São equipes especializadas, profissionais que não medem esforços, e que terão todos os insumos necessários para atender romeiros, turistas e moradores de Trindade”, explica o secretário de Saúde, Gustavo Queiroz.
Além da unidade avançada, a Secretaria de Saúde disponibilizou para os 10 dias de Romaria do Divino cerca de 300 servidores voltados para as ações de atendimento ao público.
Foram montados seis pontos de atendimento com containers, tendas climatizadas, ambulâncias e equipes formadas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores das ambulâncias.
Todas as UBS oferecem vacinação. Para testagem, é necessário levar a prescrição médica. A secretaria ainda oferece serviços de transporte com ambulância sanitária, equipes do Samu, apoio técnico, logístico e segurança alimentar com 30 fiscais de Vigilância Sanitária.