Acontece TrindadeArte e CinemaCidadesDestaqueEconomiaEducaçãoGoiâniaInternacionalJustiçaNotíciasPoliciaPolíticaRedes Sociais.SaúdeSem categoriaTrindade

São Miguel do Araguaia, aberta a temporada de caça aos professores.

saõ miguel
saõ miguel

O que está acontecendo em uma das principais cidades turísticas de Goiás é um desrespeito principalmente quando se trata de educação.
Educadores do município estão passando por maus bocados, sem o piso salario que é lei, sem apoio do poder público
Instituído pela Lei nº 11.738 de 2008, o piso nacional da categoria é o valor mínimo que deve ser pago aos professores do magistério público da educação básica em início de carreira, para a jornada de, no máximo, 40 horas semanais. Mas em São Miguel do Araguaia, está lei não está em vigor.
Por este motivo, desde o dia 10 de janeiro deste ano o professor vem travando uma luta com a prefeita em prol do piso salarial que é LEI! É direito conquistado pela categoria.
A greve iniciou dia 11/04/2023 no município de São Miguel do Araguaia, de lá pra cá perseguição, ameaças, descontentamento e nada de se chegar a um acordo.
O ministério público já foi acionado, e este exemplo é valido, principalmente pelas condições que estão os alunos da rede é questão de justiça.
A prefeita de São Miguel Azaide Donizete Borges, continua irredutível e não busca uma negociação plausível que venha atender os servidores.
Já a Secretaria da Educação Liliana Kenes, além de não atender o telefone de sua secretária, não diz uma nota sobre a defasagem:79,54% sendo que a reivindicação do momento é de 14,95%(reajuste de 2023)
A Proposta do sindicato encaminhada para a prefeita solicita por meios legais: Primeiro receber os 14,95 de uma só vez. (Rejeitado), em duas vezes, sendo uma de 7 % e a outra 7,95%(ela também não aceitou e por último, dividir os 14,95% em três vezes, sendo 5% agora em Maio e 5% em agosto e 4,95 em novembro. (Rejeitado).
A alegação é que o município não tem condição de pagar, o Piso que é lei federal.

prefeitura-municipal-de-sao
prefeitura-municipal-de-sao

O recurso para educação gira em torno do Fundeb,25% da arrecadação do município (toda a arrecadação do município de São Miguel do Araguaia, chega a 6 Milhões por mês. Sendo que alguns meses cai para 5 milhões), se ainda não der o município pode pedir recurso da união para cumprir a lei 11.738/2008.
Durante o mês de Abril, já houve corte no salário dos professores, e até agora nenhuma negociação.
Com o esforço do Governo Federal, e o governador Ronaldo Caiado querendo alcançar uma nota maior no
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Este péssimo exemplo dado pela prefeita de são Miguel do Araguaia, demonstra que a educação do município não é prioridade. E uma gestora que não se preocupa com a educação, não se preocupa com nada. Nossa equipe de reportagem está preparando para ir até o município atrás dos fatos, vamos ouvir os professores, o ministério público e levar até o conhecimento do governador Ronaldo Caiado e da secretária Estadual de Educação esse absurdo que está acontecendo. Em pleno 2023 termos que conviver com gestores que não valorizam a educação. Estamos de olho, e aos educadores contem conosco vocês não estão sozinhos.
Direto da Redação
Wellington Stival Para a Top News Goiás
Fotos internet

Siga-nos e curta-nos:

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
error

Gostou deste blog? Por favor, espalhe a palavra :)