Grupos folclóricos se reúnem em mostra de arte e cultura da Prefeitura
Com apresentação de catira, quadrilha Junina, contação de histórias e folia de reis, grupos de folclore locais foram homenageados no distrito do Cedro na 2ª Mostra Folclórica de Arte e Cultura, organizada pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Trindade e parte das celebrações dos 102 anos de Trindade, comemorados em agosto. Foi uma antecipação do Dia Nacional do Folclore, comemorado na segunda-feira (22/08), dentro da Semana Nacional do Folclore
As principais manifestações do folclore goiano foram homenageadas pela Prefeitura de Trindade em grande evento realizado neste sábado (20/08) no distrito do Cedro. Foi a 2ª Mostra Folclórica de Arte e Cultura, evento que integra as celebrações dos 102 anos de Trindade, comemorados em agosto .
A mostra é parte dos festejos da Semana Nacional do Folclore e celebra o Dia Nacional do Folclore, que será comemorado segunda-feira, dia 22 de agosto. Foi realizada no salão comunitário do povoado.
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo convidou grupos de catira, folia de reis, contadores de história e quadrilhas Juninas, entre outros. A festividade foi comandada pelo secretário de Turismo, Warley Lopes, organizador do evento.
Incentivadores das manifestações folclóricas locais, os pais do prefeito Marden Júnior, dona Dorinha, Primeira-Dama, e o senhor Marden Aguiar, participaram do encontro, que também teve a presença do chefe de Gabinete, Rodrigo Bueno, de secretários municipais, religiosos e do vereador Ucleide Ferruja.
Marden Aguiar afirmou que o evento faz reviver uma tradição que as pessoas de sua família conhecem desde criança. Essa característica, de ser uma “tradição de família”, foi enfatizada também pela Primeira-Dama, dona Dorinha, que lembrou da participação do prefeito como membro de folias de reis.
Superintendente de Cultura da secretaria, Amarildo Jacinto de Sousa destacou que a realização da mostra “é a forma que temos de valorizar nossa cultura, nosso folclore, nossas raízes. Ele ainda frisou que a atual gestão, por iniciativa do prefeito Marden Júnior, tem feito de forma exemplar o resgate destes valores culturais próprios de Trindade e da região onde está inserida.
Danilo Henrique Pereira de Araújo, que mora no Jardim Scala, trabalha como vigilante e que é o “Capitão” do grupo de folia trindadense Jovens do Oriente, destacou o quanto é importante a realização da mostra com a participação dos foliões. “É muito gratificante essa valorização, ser lembrado por essa tradição que a gente trouxe de quando ainda estava na barriga da mãe”, disse ele.
—
Secretaria Municipal de Comunicação de Trindade (3506-7013)