Acontece TrindadeArte e CinemaCidadesDestaqueEconomiaEducaçãoEsporteEsportesGoiâniaInternacionalJustiçaNotíciasPoliciaPolíticaRedes Sociais.SaúdeSem categoriaTecnologiaTrindade

Isaías Ribeiro propõe criação do Programa “Colo para Mãe”

Projeto busca sensibilizar comunidade para importância do cuidado com saúde mental de mães e de parturientes

izaias foto Gustavo Mende
izaias foto Gustavo Mende

O vereador Isaías Ribeiro (Republicanos) apresentou, nesta semana, na Câmara de Goiânia, projeto de lei (PL 82/2024) para criação do Programa “Colo para Mãe”.

De acordo com o parlamentar, o programa visa à promoção de ações de conscientização e de incentivo em relação ao cuidado com a saúde mental de mulheres gestantes, de parturientes e de puérperas.

Segundo a proposta, os benefícios do “Colo para Mãe” aplicam-se integralmente ao atendimento de mulheres em situação de perda gestacional ou de parto natimorto.

“Muitas mulheres sofrem de depressão pós-parto, sendo que mais da metade dos casos já se manifesta durante a gestação, sem diagnóstico e sem tratamento adequados a tempo”, afirma Isaías Ribeiro.

“Além da depressão, a gravidez e o pós-parto podem trazer outros transtornos, como ansiedade e estresse pós-traumático, especialmente para mulheres com pouco suporte social e familiar, para grávidas na adolescência, para vítimas de violência doméstica e para mulheres que enfrentam complicações na gestação ou dificuldades financeiras”, acrescenta.

“Em relação aos óbitos de nascituros e de recém-nascidos, muitas vezes a falta de assistência e de empatia nos hospitais torna esses momentos de intensa dor ainda mais difíceis. Isso destaca a importância do atendimento humanizado tanto para gestantes quanto para parturientes, de forma a proporcionar às mulheres o sentimento de cuidado por parte dos profissionais e de promover mais segurança e acolhimento”, conclui o vereador.

O projeto segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
por Quezia de Alcântara
foto : Gustavo Mendes
Reprodução : Top News Goiás

Siga-nos e curta-nos:

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
error

Gostou deste blog? Por favor, espalhe a palavra :)